Mangalacarana

ouca a cancao
Mangalacarana


http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash2/hs308.ash2/58853_1492732073189_1080630638_1414693_1607043_n.jpg


vande ’ham sri guroh sri-yuta-pada-kamalam sri gurun vaisnava ms ca
sri rupam sagrajatam saha-gana-raghunathanvitam tam sa-jivam
sadvaitam savadhutam parijana-sahitam krsna-caitanya-devam
sri-radha-krsna-padan saha-gana-lalita-sri-visakhanvitams ca

Ofereço pranamaaos pés de lótus de Sri Gurudeva (que inclui sri diksa-guru e bhajana-siksa-guru), ao guru varga (toda a nossa sucessão discipular) e a todos demais Vaisnava s; a Srila Rupa Gosvami, seu irmão mais velho Srila Sanatana Gosvami, Srila Raghunatha dasa Gosvami, Sri Jiva Gosvami e seus associados; a Sri Advaita Prabhu, Sri Nityananda Prabhu, Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu e Seus associados; e aos pés de lótus de Sri Radha e Krsna acompanhados por Sri Lalita e Visakha e todas as outras sakhis.

Sri Guru pranama
om ajnana-timirandhasya jnananjana-salakaya
caksur unmilitam yena tasmai sri gurave namah

Ó Gurudeva, você é tão misericordioso! Ofereço-lhe meu humilde pranama e oro do fundo do meu coração para que, com a luz do conhecimento divino, você abra meus olhos que estão cegos pela escuridão da ignorância.


Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami vandana
nama om visnu-padaya radhikayai priyatmane
sri-srimad-bhaktivedanta-narayana iti namine (1)

Ofereço pranama a om visnupada Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja que é muito querido por Srimati Radhika.


sri-krsna-lila-kathane sudaksam audarya-madhurya-guna is ca yuktam
varam varenyam purusam mahantam narayanam tvam sirasa namami (2)

Srila Narayana Maharaja é especialista em descrever krsna-lila. Ele é dotado das qualidades de magnanimidade e doçura sendo a melhor das grandes almas. Por estar sempre saboreando a doçura de Krsna, ele é capaz de distribuí-la espontaneamente aos outros. Prostro-me e coloco minha cabeça aos seus pés de lótus.


tridandinam bhakta-siromanim ca sri-krsna-padabja-dhrtaika-hrdi
caitanya-lilamrta-sara-saram narayanam tvam satatam prapadye (3)

Srila Narayana Maharaja, o mais erudito entre os devotos, sempre mantém em seu coração os pés de lótus de Radha e Krsna, especialmente quando Krsna serve Srimati Radhika. Ele medita profundamente em Sri Caitanya Mahaprabhu e nas razões internas de seu aparecimento. Prostro-me aos pés de lótus de Srila Narayana Maharaja que é dotado de inúmeras qualidades transcendentais.


Srila Bhaktivedanta Swami vandana
nama om visnu-padaya krsna-presthaya bhutale
srimate bhakti-vedanta-svamin iti namine

Ofereço pranama a om visnupada Sri Srimad Bhaktivedanta Swami, que é muito querido por Krsna, tendo se abrigado aos Seus pés de lótus.


namas te sarasvati deve gaura-vani-pracarine
nirvisesa-sunyavadi-pascatya-desa-tarine

Nossas respeitosas reverências ao senhor, ó servo de Sarasvati Gosvami. O senhor bondosamente prega a mensagem de Gaurasundara e liberta os países ocidentais que estão repletos da influência impersonalista e niilista.


Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami pranama
nama om visnu-padaya acarya-simha-rupine
sri-srimad-bhakti-prajnana-kesava iti namine
atimartya-caritraya svasritanam ca paline
jiva-duhkhe sadartaya sri-nama-prema-dayine

Ofereço pranama ao mais adorável acarya semelhante a um leão,  jagad-guru om visnupada astottara-sata Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava, Gosvami Maharaja, que assim como um pai protetor, nutre com o conhecimento e demasiada afeição divina, aqueles que nele se abrigam. Ele sempre fica verdadeiramente triste ao ver o sofrimento das jivas que se afastaram de Krsna. Ele lhes outorga Sri Nama com prema.


Srila Prabhupada vandana
nama om visnu-padaya krsna-presthaya bhutale
srimate bhakti-siddhanta-sarasvatiti-namine
sri-varsabhanavi-devi-dayitaya krpabdhaye
krsna-sambandha-vijnana-dayine prabhave namah

Ofereço pranama a om visnupada Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Thakura Prabhupada, que é muito querido por Krsna, e o mais amado de Sri Varsabhanavi-devi Radhika. Ele é um oceano de compaixão e misericordiosamente nos faz perceber nosso relacionamento eterno com Sri Radha e Krsna (sambandha-vijnana).    e que está bondosamente concedendo a realização (sambandha-vijnana) do nosso relacionamento eterno com Sri Radha e Krsna.


madhuryojjvala-premadhya-sri-rupanuga-bhaktida
sri-gaura-karuNa-sakti-vigrahaya namo ’stu te


Repetidas vezes ofereço reverências a Srila Sarasvati Thakura que é a personificação\ misericórdia encarnada de Sri Gauranga Mahaprabhu, tendo advindo a Terra para nos conceder ujjvala-madhurya-rasa, pleno prema conjugal. Ele é a personificação da linha de Sri Rupanuga-bhakti. (o qual descendeu à Terra para conceder ujjvala-madhurya-rasa, pleno prema conjugal) e que é a encarnação da linha de sri rupanuga-bhakti.

namas te gaura-vani-sri-murtaye dina-tarine
rupanuga-viruddhapasiddhanta-dhvanta-harine

Ofereço reverências a Srila Sarasvati Thakura, a personificação dos ensinamentos de Sri Gauranga Mahaprabhu (gaura-vani). Ele salva as almas caídas e dissipa a escuridão provocadas pelos conceitos errados (apasiddhanta), conceitos estes contrários (viruddha) aos preceitos transmitidos por Srila Rupa Gosvami, que surge das concepções errôneas (apasiddhanta) que são opostas (viruddha) aos preceitos enunciados por Srila Rupa Gosvami.


Srila Gaura-kisora vandana
namo gaura-kisoraya saksad-vairagya murtaye
vipralambha-rasambhodhe! padambujaya te namah

Ofereço pranama aos pés de lótus de Sri Gaurakisora que é a renúncia personificada e um oceano de vipralambha-rasa, sempre absorto na doçura da separação divina de Sri Radha e Krsna.


Srila Bhaktivinoda vandana
namo bhaktivinodaya sac-cid-ananda-namine
gaura-sakti-svarupaya rupanuga-varaya te

Ofereço pranama a Saccidananda Srila Bhaktivinoda Thakura, o principal dos rupanugas  e a personificação de Gadadhara Pandita, a sakti de Sri Gauranga Mahaprabhu. que é o mais destacado dos rupanugas e a encarnação (prakasa) da sakti de Sri Gauranga Mahaprabhu, Gadadhara PaNdita.


Srila Jagannatha vandana
gauravirbhava-bhumes tvam nirdesta sajjana-priyah
vaisnava -sarvabhauma sri jagannathaya te namah


Ofereço pranamaao Vaisnava  mais elevado, Sri Jagannatha dasa Babaji Maharaja, que verificou o local do aparecimento de Sri Gaurasundara e que é tão querido por todos os devotos santos.

Sri Vaisnava  vandana
vancha-kalpa-tarubyas ca krpa-sindhubhya eva ca
patitanam pavanebhyo vaisnavebhyo namo namah

Ofereço pranamas aos Vaisnava s que são como árvores dos desejos, que são um oceano de misericórdia e que liberam as almas caídas condicionadas.


Sriman Mahaprabhu vandana
namo maha-vadanyaya krsna-prema-pradaya te
krsnaya krsna-caitanya-namne gaura-tvise namah

Ofereço pranama a Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu, que é o próprio Krsna. Tendo assumido a tez dourada de Srimati Radhika, Ele está distribuindo abertamente a dádiva mais rara: krsna prema/ munificentemente a mais rara das dádivas:  krsna prema.


Sri Krsna pranama
he krsna! karuna-sindho! dina-bandho! jagat-pate!
gopesa! gopika-kanta! radha-kanta! namo ’stu te

Ofereço ilimitados pranama a Você, ó Krsna! Você é um oceano de misericórdia, amigo dos caídos, Senhor da criação e da comunidade de pastores de vacas! Você é Gopi-Kanta, o amado das gopis e acima de tudo Você é Radha Kanta, o amado de Srimati Radhika!


Sri Radha pranama
tapta-kancana-gaurangi! radhe! vrndavanesvari!
vrsabhanu-sute! devi! pranamami hari-priye!

Ó Gaurangi, cuja tez é como ouro derretido! Ó Radhe! Rainha de Vrndavana! Ó filha de Vrsabhanu Maharaja! Ó Devi! Ó mais querida de Hari! Pranamaa Você repetidas vezes!


Sri Sambandhadhideva pranama
jayatam suratau pangor mama manda-mater gati
mat-sarvasva padambhojau radha-madana-mohanau

Todas as glórias a Sri Radha-Madana-Mohana, que são tão misericordiosos! Mesmo eu sendo aleijado, tolo e destituído de inteligência, eu me refugio em Seus pés de lótus, que são tudo para mim/ Seus pés de lótus são meu refúgio e tudo para mim.
Todas as glórias aos totalmente misericordiosos Sri Radha-Madana-Mohana! Apesar de que sou aleijado, tolo e destituído de inteligência, os Seus pés de lótus são meu refúgio e tudo para mim.


Sri Abhidheyadhideva pranama
divyad-vrndaranya-kalpa-drumadhah
srimad-ratnagara-simhasana-sthau
sri-sri-radha-srila-govinda-devau
presthalibhih sevyamanau smarami

Medito em Sri Sri Radha-Govinda-deva, que estão sentados sob uma árvore kalpa-vrksa numa refulgente simhasana cravejada de jóias na supremamente bela terra de Vrndavana, onde Eles estão sempre sendo servidos por Suas queridas sakhis, lideradas por Lalita e Visakha.


Sri Prayojanadhideva pranama
sriman rasa-rasarambhi vamsivata-tata-sthitah
karsan venu-svanair gopir gopinathah sriye ’stu nah

Sri Gopinatha, que deu origem à doçura transcendental da dança da rasa, fica sempre sob a árvore Vamsi-vata, atraindo todas as kisori-gopis  pelo som da Sua flauta, com isso  derramando auspiciosidade sobre mim.


Sri Tulasi pranama
vrndayai tulasi-devyai priyayai kesavasya ca
krsna-bhakti-prade devi! satyavatyai namo namah

Ofereço pranama repetidas vezes a Tulasi-devi, que é a mais querida de Sri Krsna e que também é conhecida como VrNda-devi e Satyavati. Ó Devi! Você é aquela que concede krsna-bhakti!


Sri Panca-tattva pranama
panca-tattvatmakam krsnam bhakta-rupa-svarupakam
bhaktavataram bhaktakhyam namami bhakta-saktikam

Ofereço pranama a Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu e Seus cinco aspectos como bhakta, bhakta-rupa, bhakti-svarupa, bhakta-avatara, e bhakta-sakti.


Sri Panca-tattva mantra
sri krsna-caitanya prabhu-nityananda
sri advaita gadadhara srivasadi-gaura-bhakta-vrnda

Maha-mantra
hare krsna hare krsna krsna krsna hare hare
hare rama hare rama rama rama hare hare


Pranamas e Dandavats


om ajnana-timirandhasya
jnananjana-salakaya
caksur unmilitam yena
tasmai sri-gurave namah


[I offer my respectful obeisances unto my spiritual master, who with the torchlight of knowledge has opened my eyes, which were blinded by the darkness of ignorance.]


sri-caitanya-mano-'bhistam
sthapitam yena bhu-tale
svayam rupah kada mahyam
dadati sva-padantikam


[When will Srila Rupa Gosvami Prabhupada, who has established within this material world the mission to fulfill the desire of Lord Caitanya, give me shelter under his lotus feet?]


vande 'ham sri-guroh sri-yuta-pada-kamalam sri-gurun vaisnavams ca
sri-rupam sagrajatam saha-gana-raghunathanvitam tam sa-jivam
sadvaitam savadhutam parijana-sahitam krsna-caitanya-devam
sri-radha-krsna-padan saha-gana-lalita-sri-visakhanvitams ca


[I offer my respectful obeisances unto the lotus feet of my spiritual master and of all the other preceptors on the path of devotional service. I offer my respectful obeisances unto all the Vaisnavas and unto the six Gosvamis, including Srila Rupa Gosvami, Srila Sanatana Gosvami, Raghunatha dasa Gosvami, Jiva Gosvami and their associates. I offer my respectful obeisances unto Sri Advaita Acarya Prabhu, Sri Nityananda Prabhu, Sri Caitanya Mahaprabhu, and all His devotees, headed by Srivasa Thakura. I then offer my respectful obeisances unto the lotus feet of Lord Krsna, Srimati Radharani and all the gopis, headed by Lalita and Visakha.]

he krsna karuna-sindho
dina-bandho jagat-pate
gopesa gopika-kanta
radha-kanta namo 'stu te


[O my dear Krsna, ocean of mercy, You are the friend of the distressed and the source of creation. You are the master of the cowherdmen and the lover of the gopis, especially Radharani. I offer my respectful obeisances unto You.]


tapta-kancana-gaurangi
radhe vrndavanesvari
vrsabhanu-sute devi
pranamami hari-priye


[I offer my respects to Radharani, whose bodily complexion is like molten gold and who is the Queen of Vrndavana. You are the daughter of King Vrsabhanu, and You are very dear to Lord Krsna.]


vancha-kalpatarubhyas ca
krpa-sindhubhya eva ca
patitanam pavanebhyo
vaisnavebhyo namo namah


[I offer my respectful obeisances unto all the Vaisnava devotees of the Lord. They can fulfill the desires of everyone, just like desire trees, and they are full of compassion for the fallen souls.]


sri-krsna-caitanya
prabhu-nityananda
sri-advaita gadadhara
srivasadi-gaura-bhakta-vrnda


[I offer my obeisances to Sri Krsna Caitanya, Prabhu Nityananda, Sri Advaita, Gadadhara, Srivasa and all others in the line of devotion.]


hare krsna hare krsna krsna krsna hare hare
hare rama hare rama rama rama hare hare
vancha-kalpatarubhyas ca
krpa-sindhubhya eva ca
patitanam pavanebhyo
vaisnavebhyo namo namah

[I offer my respectful obeisances unto all the Vaisnava devotees of the Lord. They can fulfill the desires of everyone, just like desire trees, and they are full of compassion for the fallen souls.]

sri-krsna-caitanya
prabhu-nityananda
sri-advaita gadadhara
srivasadi-gaura-bhakta-vrnda

[I offer my obeisances to Sri Krsna Caitanya, Prabhu Nityananda, Sri Advaita, Gadadhara, Srivasa and all others in the line of devotion.]

hare krsna hare krsna krsna krsna hare hare
hare rama hare rama rama rama hare hare